quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bulimia


 Bulimia

Ninguém percebe a princípio que algo pode estar errado. Apenas uma ingestão exagerada de alimentos, mas nenhuma perda de peso aparente. Assim pessoas portadoras da doença chamada bulimia podem ficar por anos a fio sofrendo, sem que ninguém perceba.


A bulimia é um transtorno alimentar que faz com que as pessoas, na maioria mulheres jovens, comam muito (em alguns casos até em segredo), mas em seguida induzem o organismo a expelir os alimentos.


A pessoa portadora de bulimia induz o organismo a vômitos para que os alimentos ingeridos não levem o corpo a engordar. Usam laxantes e diuréticos ou fazem exercícios físicos extenuantes para evitar o ganho de peso.


A bulimia faz com que a pessoa tenha uma imagem distorcida de sua aparência, além de uma preocupação exagerada quando a ser ou não aceita pela sociedade.


Diferente da anorexia que resulta num corpo enfermo e magérrimo, a bulimia pode permanecer em segredo durante muito tempo. Mas é possível, com um pouco mais de atenção e convivência para observar, que algo não vai bem. Elas evitam locais onde tenham que mostra o corpo, e também evitam comer publicamente, temendo a manifestação dos sintomas.


Quem tem bulimia desenvolve também um interesse incomum por assuntos relacionados à comida e forma física. Além disso, podem também desenvolver quadros depressivos, num momento mais crônico da doença.


Fisicamente, a bulimia causa problemas digestivos devido aos vômitos constantes, inflamações nas glândulas salivares, cáries, dores musculares, caimbras e até vômitos com sangue.


Para tratar a bulimia é necessário abordar os problemas emocionais, na busca de descobrir a origem da obsessão pelo corpo perfeito. É necessário tratar também das questões físicas através de uma nova orientação alimentar, e clínica para cuidar das consequências da doença no organismo.




Foi ao ar no dia: 28.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...