quarta-feira, 11 de maio de 2011

As 12 Principais Regras de Etiqueta à Mesa (continuação)

    4. Está óbviamente despreparada para comer em companhia de outras pessoas aquela que pôe o dedo na boca para limpar entre os dentes om a unha, limpa a boca no forro da mesa, ou comete outras imprudências repulsivas à mesa;

    5. Não se pega indiscriminadamente com os dedos nem se cospe no guardanapo partes não comestíveis do que foi levado à boca. A regra geral é: do mesmo modo que se levou um alimento à boca, é retirada da boca qualquer sobra dele que seja necessário remover.

    6. Se uma fruta é comida com as mãos, sem uso de talher, então  o caroço dessa fruta, ou qualquer parte indesejável que tenha que ser retirada da boca, será apanhada com os dedos.

   7. O que se leva à boca com um garfo (por exemplo, a carne), retira-se (por exemplo, um pedaço de nervo ou de cartilagem) passando da boca ao garfo e deste a um canto do prato; se há o que retirar da boca que foi levado com a colher, retira-se passando para a colher. Em qualquer desses casos busca-se proteger o gesto fazendo-se concha com a outra mão.

   8. A espinha de peixe é uma excessão: pode ser apanhada entre os lábios com a mão. O caroço, a cartilagem, casca e etc, retirados da boca, são deixados em um canto do prato em que se come. Em caso de necessitar remover algo preso aos dentes, espere a oportunidade de ir até o banheiro para cuidar disso. Não se palita os dentes à mesa, nem se sai do restaurante com um palito nos lábios.


Continua no próximo programa...


Foi ao ar no dia 11.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...