sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prisioneiros da Emoção

Você conhece alguém que se acha vítima de tudo e de todos? Uma pessoa que em qualquer situação exerce o papel de coitadinha? Se no trabalho estão falando baixo, é porque ela é o tema da conversa; se fizeram algo semk a sua presença, é porque não é amada ou é vítima de conspiração.

Esse tipo de comportamento mantém a pessoa prisioneira de suas emoções e afeta a qualidade de vida, dela e de quem está a sua volta.

As pessoas que se vitimizam, se sentem perseguidas a maior parte do tempo. Têm uma espécie de pensamento viciado na sua forma de interpretar os eventos do dia a dia. Vivem movidas por seus sentimentos. isto não é uma doença, mas pode vir a se tornar um jeito patológico de viver, que provoca muita dor e dificulta a convivência.

Outro sintoma bastante peculiar de quem age dessa forma é sempre colocar a culpa nos outros. Assumir a responsabilidade por si próprio signofica apropriar-se de suas emoções. Pode ser muito tentador colocar a culpa nos outros, ou acreditar que não se sentiria daquele jeito se não fosse pela ação da outra pessoa ou circunstância.

Quem tende a levar tudo para o lado pessoal gasta muita energia procurando possíveis problemas e se martirizando por ofensas que foram ou não cometidas. Esses erros de interpretação e julgamento provocam emoções dolorosas, que por sua vez levam a pessooa a tomar determinadas iniciativas, das quais mais tarde acaba se arrependendo. Ou pior ainda, a impedem de tomar medidas capazes de melhorar a sua vida.

A mania de perseguição reduz as oportunidades, pdoe desencadear sentimentos de culpa e prejudica a capacidade de ter outros pontos de vista. Sendo assim, será de grande ajuda criar alternativas de pensamento que ampliem a visão.


Foi ao ar no dia 12.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...