terça-feira, 26 de julho de 2011

Mau hálito: causas e tratamento

Todo mundo tem um bafinho, em menor ou maior intensidade, em algum momento do dia. Logo ao acordar, por exemplo, a boca e o nariz exalam enxofre, uma substância que resulta da diminuição da produção de saliva e da proliferação de bactérias durante o sono. Esse mau hálito é temporário, ele vai embora após a volta da salivação. Outros odores como os provocados por jejum, cebola, alho, cigarro e bebida, desaparecem com a interrupção desses hábitos.O problema é quando a halitose é permanente. Ela deve ser investigada, pois pode indicar a existência de doenças como diabetes e câncer. A maioria dos casos tem origem na boca, em placas de bactérias na língua, dentes e amídala. Se o mau cheiro for constante, procure já um dentista; mas se ele é temporário, ponha em prática as dicas a seguir e garanta um hálito fresco e perfumado.

Coma verduras, frutas e legumes- Alimentos à base de fibras, vitaminas, minerais, água e fitoquímicos auxiliam na hidratação, na produção de saliva e na limpeza bucal, retirando restos de alimentos e células mortas.
Evite alho e cebola- Seus odores caem no sangue, participam das trocas gasosas no pulmão e saem pela boca e pelo nariz. Mas não elimine esses poderosos anticancerígenos do cardápio! Para prevenir o bafo, consuma-os cozidos.
 Beba água- Esse líquido é essencial para proporcionar umidade às mucosas, limpar a área e manter a salivação. Tome dois litros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...