quarta-feira, 11 de maio de 2011

As Principais Regras de Etiqueta à Mesa

Existem algumas regras gerais que devemos cumprir e que a sensatez natural a cada um certamente recomenda.

- Deve comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo.

- Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo - caso este exista - e leve-o à boca pedaço a pedaço.

- Os cotovelos nunca devem pousar na mesa, claro que também não deve ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico.

- Por favor, obrigado(a). Ter palavras gentis para as pessoas que o servem ou lhe dão alguma ajuda à mesa é uma mostra de consideração indispensável. Deve-se agradecer ao garçom que remove o prato usado ou a cada momento que serve a bebida ou um novo prato. Empregue "por favor" ou "por gentileza" antes do pedido para que alguem lhe passe a cesta de pão, a salada, uma travessa de comida, a galheta, etc. E agradeça com atenção, olhando a pessoa.

- Comida caída do prato: a pessoa que deixa cair um pouco de comida do seu prato sobre o forro da mesa, deve recolher a porção caída com o mais apropriado de seu talheres e colocá-la na margem do prato em que come.

 - Objetos sobre a toalha: a pessoa nunca deve colocar o talher que usa, ou que usou, sobre a toalha da mesa. Também não deve ser colocado sobre a mesa seu telefone celular ou sua agenda, chave do carro, etc.

 - Acidentes de Deglutição: água, saliva, farinha, bebida alcoólica forte, fragmentos de comida, são as mais frequentes causas de engasgo. A espinha de peixe é um problema especial. Ela não é causa de engasgo, mas de lesões na deglutição. É preciso assegurar-se de que a porção a ser levada à boca esteja livre de espinhas. Justamente por isso a faca de peixe não é uma faca para cortar, mas para separar.
A reentrância do talher de peixe na forma de espátula, serve para separar com cuidado a carne das espinhas ou dos ossos. Uma espinha de peixe pode inclusive ferir a boca, e pode ter que ser retirada com os dedos. Se sentir necessidade, a pessoa deve ir ao banheiro para cuidar mais à vontade do problema; basta pedir licença aos que estão próximos, levantar-se e sair (não é necessário dizer que vai ao banheiro), e retornar tão rápido quanto possível. Ao levantar-se, deve deixar o guardanapo sobre a mesa à direita do prato, e somente sair com o guardanapo protegendo os lábios se isto for irremediavelmente necessário. 
Se o caso for mais sério, assim como também em casos de engasgo com risco de ficar sufocada, a pessoa não deve exitar em pedir socorro.

Obs: Não se oferece ajuda especial a uma mulher que está acompanhada, pois cabe ao seu acompanhante atendê-la e devotar-lhe atenção, salvo se ele estiver impedido de fazê-lo.




Foi ao ar no dia 10.05.2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...