sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bullying nas escolas


O bullying, ou violência moral, é caracterizado por atitudes agressivas, humilhantes, intencionais e repetitivas contra indivíduos que ertencem a grupos que expressam algum tipo de inferioridade. As consequências geradas pelo bullying são observadas tanto no agressor, que se torna uma pessoa violenta com atitudes delinquentes na sociedade... quanto na vítima, que pode se tornar uma pessoa recuada e com dificuldades de socialização. Casos de vítimas que se tornaram usuárias de drogas são também bastante comuns.

Outros distúrbios de cunho psicológico podem se manifestar na vítima de violência física ou moral. Os principais são a depressão, a perda da auto-estima, estresse, irritabilidade e alterações significativas de personalidade.

Apesar de se manifestar nos mais diversos ambientes, como no trabalho, nas universidades e até entre vizinhos, é na escola que o bullying tem ocorrido com maior frequência. Algumas pesquisas têm mostrado que, atualmente, entre 5% e 35% dos adolescentes em idade escolar, em todo o mundo, já sofreram algum tipo de violência moral nas escolas. No Brasil, dados que englobam agressores, vítimas ou ambas as partes, revelaram que, dos 5.482 alunos entre 5 a 8 série de 11 escolas analisadas, mais de 68% deles admitiram ter praticado ou ter sido vítimas de bullying.


Foi ao ar no dia 19.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...