quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cirurgia Plástica: necessidade ou excesso de vaidade?

O Brasil lidera, em alguns tipos, o ranking mundial de cirurgias plásticas. Nessa área médica, parece que estamos bem servidos, pois os profissionais brasileiros têm boa reputação no quesito "beleza que se compra".

Nessa corrida contra o tempo, as mulheres estão fazendo até consórcios para pagar uma cirurgia e ganhar alguns anos de vida pelo menos na aparência. No entanto, alertam os profissionais: tem gente fazendo muito mais do que o necessário. Mas quem pode julgar se para muitas mulheres a vaidade é uma necessidade?

Quem pode dizer que uma pinta atrás da orelha não é uma necessidade para quem faz? Ou o que dizer das mulheres que têm seus corpos modificados após a maternidade e não conseguem mais viver em paz consigo mesmas?

É difícil julgar..

Pessoas mais radicais afirmam que a cirurgia plástica somente deveria ser feita em casos de extrema necessidade, como resultados de acidentes com fogo, membros deformados, etc. Eles dizem que o ser humano deve viver naturalmente e saber lidar com o envelhecimento sem que isso se torne motivo de desejar a morte.

Mas a estética, principalmente para o sexo feminino, está diretamente ligada a auto estima. Para muitas mulheres, ter um corpo envelhecido pela ação do tempo e da gravidade pode significar a perda total de seu prazer pela vida.

Afinal, a cirurgia plástica é realmente necessária quando se trata apenas de melhorar a aparência?


Foi ao ar no dia: 04.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...