quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dicas de Etiqueta!

Vamos falar de etiqueta! não a etiqueta que torna as pessoas artificiais, mas sim a etiqueta que nos torna mais amigos, mais simpáticos, mais sinceros, mais próximos e prontos para encarar situações de maneira fácil e descomplicada, pois a etiqueta existe para auxiliar no dia a dia.

A etiqueta é uma tradição de séculos, que foi modificando seus conceitos acompanhando a mudança dos tempos, sem contudo perder o seu sentido, que está baseado na boa educação e nas boas maneiras.

Podemos perfeitamente adaptar regras tradicionais de etiqueta aos dias de hoje, levando em consideração o bom senso e a praticidade.

Algumas regras de etiqueta são básicas e, uma vez assimiladas não se esquece mais, passando a fazer parte dos nossos dias; podemos chamá-las de atitudes de carinho, de amizade, boa educação e polidez.

- Recebí um convite para uma festa e não sei com que roupa devo ir. Devo ligar para a anfitriã perguntando ou pergunto à outro convidado?

Não há mal algum em telefonar para a anfitriã e perguntar. Porém se outro convidado é um parente seu, ou mais íntimo, pergunte primeiro à ele, pois assim você poupa a anfitriã que talvez já esteja tão atarefada. Mas, repito, não existe mal algum em perguntar a anfitriã a roupa adequada a ocasião, ou na hora do convite ou depois. A determinação do tipo de traje para cada ocasião é uma forma de não gerar desconforto entre as pessoas.

- Como devemos proceder quando percebemos que o presente que demos está com preço?

Pedir desculpas é o mínimo que podemos fazer. Não há necessidade de ficar falando do assunto, ou mesmo se desculpando com todas as pessoas. Para evitar esse tipo de constrangimento, tenha o costume de verificar sempre antes de enbrulhar um presente se ele está sem o preço, caso seja você mesma quem o embrulhe.
No caso de ser a vendedora da loja, recomende para que tome o mesmo cuidado, verificando se a etiqueta do preço foi mesmo retirada.

- Como devo cumprimentar pessoas com as quais não tenho muita intimidade?

Com um aperto de mão agradável e firme. A iniciativa deve ser sempre da mulher. Reserve os famosos beijinhos para os amigos com os quais você tem certa intimidade. Aliás, um beijo somente é o ideal, o socialmente mais utilizado, mais correto e até o mais moderno.

- Qual o horário permitido para ligar para a casa de alguém?

Depende do grau de intimidade e de amizade, e neste caso a própria sensibilidade é quem vai ditar o horário. Às vezes as pessoas até costumam especificar seus horários: "eu durmo tarde", "pode ligar até meia-noite", ou "acordo muito cedo", enfim, depende muito da convivência. De uma maneira geral podemos considerar razoável o horário entre 10 horas e 22 horas.


Foi ao ar no dia 26.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...