quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quando comer é compensatório

Nem todas as pessoas possuem estrutura emocional para suportar as agruras da vida... Os problemas estão aí e há casos crônicos, de males que se estendempor muito tempo na vida de uma pessoa. Pior ainda é quando os problemas surgem num conjunto de adversidades, tornando quase impossível que uma pessoa comum aguente o fardo da vida.

Nesses momentos a dor na alma é tão grande que o peso é dividido com o corpo. Sim, existem várias maneiras de compensar um problema emocional. Alguns extravasam com atitudes violentas, outros mergulham na depressão, enquanto que muitos tentam "descontar" na alimentação.

Embora pareça uma desculpa para quem gosta de comer, o problema de se alimentar demais para esquecer os problemas é mais comum do que parece. Pessoas portadoras desse mal, somente sentem prazer na vida quando comem alguma coisa. Em seu julgamento, tudo ao seu redor vai mal, mas quando ingerem alguma coisa sentem que algo bom está acontecendo com ela. Seria como afirmar: "As coisas vão mal, mas pelo menos posso comer o quanto quiser...".

O problema de comer como fuga, não é só o medo de enfrentar a vida como ela é. As consequências são novos males que surgem na saúde, como obesidade e falta de aceitação a nova silhueta.

Esse mal pode chegar lentamente, sem que a vítima perceba, Quando menos espera está estabelecida uma dependência que pode ser uma obcessão por alimentos específicos como doces e chocolates, até todos os tipos de alimentos que se ofereça. Uma das características graves da doença é quando a pessoa esconde alimentos dos familiares embaixo da cama, atrás dos armários, em malas, bolsas, etc.

A boa notícia é que existe cura. Não adianta tentar resolver todos os problemas para então deixar de comer. É preciso orientação clínica e psicológica , uma vez que se trata de uma compulsão impossível de vencer sozinha. Além disso, o apoio familiar e espiritual são de fundamental importância.


Foi ao ar no dia 26.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...