sábado, 14 de maio de 2011

É Possível Conciliar Maternidade e Carreira?


Trabalhar fora e ter filhos não é uma situação incomum. Muito pelo contrário. Grande parte das mulheres cria seus filhos, dá atenção aos familiares e ainda consegue um jeito de realizar as tarefas domésticas.

Entretanto, as que não possuem jornada de trabalho flexível, precisam ser verdadeiras equilibristas para dar conta de tanta coisa. Será que existem profissões mais indicadas para quem sonha ter filhos e ser presente na rotina diária das crianças? Ficar em casa exclusivamente cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos é coisa do passado.

Hoje, após as grandes lutas dos dois últimos séculos, as mulheres estão em pé de igualdade com o sexo oposto quando o assunto é mercado de trabalho. É certo que ainda há muito o que avançar, porém a mulher contemporânea já não se dedica mais somente à prole, ao marido e à casa. Além de todas essas funções, ela busca se realizar profissionalmente. Mas como o papel de mãe exige dedicação total e interrupta, como conciliar tantas obrigações? Como continuar investindo na carreira após a chegada dos herdeiros?

Quatro meses de licença-maternidade é pouco, disso nenhuma mãe discorda. Por isso, algumas mulheres decidem deixar o mercado de trabalho durante o primeiro ano de vida de seus filhos. A questão é que retomar as atividades depois de um longo período pode ser complicado, visto que a competitividade para conquistar e se manter em um bom dinheiro é grande. Além disso, como criar uma criança custa muito dinheiro, nem sempre a renda do parceiro é suficiente para cobrir todas as despesas da família. Não é por acaso que tantos casais optam por deixar o sonho de ter filhos para depois, quando alcançarem uma maior estabilidade financeira.

Muitas empresas hoje em dia consideram a gravidez de uma funcionária como um problema. Em termos financeiros a grávida gera custos para a organização. Ela acaba faltando para ir ao médico e outra pessoa precisa assumir suas funções durante a licença-maternidade, seja alguém que acumula funções ou um temporário. Entretanto, se ela for competente este custo  não será um problema.


Foi ao ar no dia 13.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...