sábado, 28 de maio de 2011

Mães Superprotetoras


Elas não aceitam nenhuma crítica. Um comentário sobre seus filhos pode ser motivo de acabar com as amizades para sempre. Para elas um simples conselho soa como uma ofensiva repreensão.

As mães superprotetoras ou conhecidas popularmente como "corujas" estão por toda a parte. É verdade que o instinto materno de proteção ao mais fraco faz parte do sexo feminino, mas elas vão muito além dos cuidados maternos normais. Cobrem os filhos de mimos, mesmo que já não tenham mais idade para isso.

Embora para muitos seja até bonito o excesso de cuidados, proteção demais, segundo especialistas, não é saudável emocionalmente.

Se os filhos são preparados para a vida, o excesso de zelo por parte das mães pode deixá-los dependentes quando precisam aprender andar pelas próprias pernas.

Além disso, excesso de mimo deixa os filhos sentindo-se como se o mundo girasse ao seu redor, vivendo em outra realidade da vida. Sabe aquela história da criança ou do adolescente se sentir "a última bolachinha do pacote" ? Pois bem, filhos educados por mães superprotetoras consideram-se assim.

Isso não significa que a mãe não deva dar o carinho que acha que o filho merece. Mas nem sempre carinho é sinal de superproteção. Até mesmo uma repreensão na hora certa pode ser a maior prova de amor de uma mãe para com o seu filho.

Enfim, toda mãe quer o melhor para sua família, mas como tudo demais não é bom, o equilíbrio na educação materna sempre será muito bem vindo.


Foi ao ar no dia 27.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...