quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vaidade Infantil


As crianças de hoje são mais espertas. Têm mais estímulos, são mais antenadas. Isso é um fato observado por pais, mães, educadores e a sociedade, em geral. Como consequência, elas acabam tornando-se mais precoces em muitos aspectos. As meninas, por exemplo, estão cada vez mais "adultas", adotando figurinos e comportamentos, até então, típicos de adolescentes.

O mercado voltado para o público infantil já percebeu essa mudança de padrão. Por isso, toda hora há lançamentos de produtos de beleza, como hidratantes, leave-in (creme para os cabelos) e maquiagem, até de serviços como salão de beleza. Segundo especialistas, criança vaidosa é saudável, pois cuida melhor da higiene, dos cabelos e dos dentes. E não há nada de errado em usar, esporadicamente, maquiagem e esmaltes. Faz parte do universo infantil se espelhar nas mães e nas princesas dos contos de fada.

A vaidade faz mal quando é excessivamente estimulada pelos pais, quando a criança deixa de brincar para não sujar a roupa ou para não despentear o cabelo. Os pais devem começar a se preocupar quando o desejo de amadurecer antes do tempo torna-se algo fora de controle, até mesmo um sofrimento para os filhos. Aí é hora de trazer a criança à realidade e mostrar que a infância deve ser vivida intensamente, e que tudo tem o seu tempo.

A vaidade em excesso pode levar as crianças à queima de etapas fundamentais à infância, como abandonar as brincadeiras ou descuidar dos estudos. O encurtamento da infância, tal como testemunhamos hoje, se deve ao fato de a sociedade valorizar demais o "ter", em detrimento do "ser".

Que as crianças de hoje são completamente diferentes das que fizeram parte da geração passada, todo mundo já percebeu. No entanto, essa vaidade desenfreada e a pressa de se comportar como um adulto vem preocupando - e muito! - alguns pais.


Foi ao ar no dia: 05.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...