quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como preparar chás


Raízes, talos e cascas demoram mais tempo para cozinhar que flores, folhas e ramos. Por essa razão, devem ser cozidas separamente. A medida do possível, deve-se evitar preparar o chá em vasilhame de alumínio ou ferro. Durante o cozimento, os utensílios desprendem fragmentos que se misturam ao chá, alterando-lhe a composição. Utensílios esmaltados, de louça ou de barro são os mais recomendáveis. Depois de pronto, o chá deve ser amazenado em utensílio de vidro, de barro ou de louça.
Não se deve preparar chá em grande quantidade e armazená-lo para utilização durante vários dias. Com o decorrer do tempo, pode haver fermentação. O ideal é preparar a porção necessária para consumo no mesmo dia.
Existem várias maneiras de preparar chá:
TISANA: Acrescentar ervas a água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.
INFUSÃO: Dispor as ervas no recipiente e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar a infusão em  repouso.
DECOCÇÃO: Despejar água fria sobre as ervas e iniciar o cozimento. A fervura varia de 5 a 20 minutos. Flores, folhas tenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos. Após a fervura, o recipiente com o chá deve permanecer fechado durante alguns minutos.
MACERAÇÃO: As ervas devem ser postas de molho em água fria durante período variável entre 10 a 24 horas. Partes tenras como folhas, flores e brotosficam 10 a 12 horas. Por não utilizar fervura, estemétodo é mais vantajoso que os demais, pois mantém as substância terapêuticas das ervas inalteradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...