sexta-feira, 10 de junho de 2011

NAMORO NO TRABALHO


Olhares, sorrisos e uma simpatia inconfundível. Um belo dia você percebe que aquele seu colega de trabalho, que convive horas ao seu lado, está mexendo com você de uma forma diferente. E, isso sim, é recíproco. Logo, a dúvida se instala: e agora?

"Onde se ganha o pão, não se come a carne", já diz o mais conhecido ditado popular de etiqueta profissional. Porém, para muitas pessoas trabalhar junto e namorar não significa fazer tempestade em copo d'água. Significa apenas começar uma relação. Mas, que tipo de envolvimento é esse?

Empresa x Relacionamento

Uma coisa é ser discreto com os colegas de trabalho, outra é mentir ou enganar seu chefe. Caso a empresa proíba o namoro, o mais correto a se fazer é conversar diretamente com seu superior, abrir o jogo e decidir o melhor pra todos.


Como Agir


Manter o diálogo aberto e observar com cautela e atenção a relação é o começo de tudo. Se a empresa permitir o namoro, é importante prestar atenção em algumas dicas comportamentais que impedirão perdas de emprego desnecessárias e garantirão sucesso na relação:
  • E-mails trocados devem ser usados somente em contas pessoais. A empresa tem acesso livre aos e-mails corporativos. Se a empresa verificar uma troca de conteúdo muito além do profissonal, prepare-se: a demissão pode virar justa-causa.
  • Se vocês trabalham em setores diferentes, cuidado com a troca de informações pertinentes sobre os departamentos. Dividir informações úteis é bem diferente que fofocar ou envolver assuntos relevantes em causas pequenas.
  • Se o namoro é com o chefe ou com alguém próximo disso, na hora de uma promoção ou advertência, é bom ter uma justificativa centrada e muito bem elaborada pra não gerar fofocas e julgamentos tolos entre os demais funcionários. Enxergue sua atitude na empresa como um espelho: o que você demonstrar, irá aparecer.
  • Postura profissional é diferente da pessoal. Namorar em público é uma questão de coerência e respeito. Merece cuidado e uma maior atenção sobre todos os envolvidos.

Foi ao ar no dia 10.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...