quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como ser dono do próprio tempo


Quase em todo lugar, as pessoas são pressionadas a cumprir suas obrigações, e essas talves não tenham nada a ver com o que é importante de verdade para elas. Em vez disso, talvez tenham tudo a ver com as exigências do momento, como consertar o carro, agradar o patrão e lidar com interrupcões inesperadas. Na tentativa de resolver o problema após outro, pode ser que você perceba que não tem nenhum controle sobre seu tempo. Talvez até sinta que não está conseguindo aproveitar a vida.
É claro que você tenta se convencer de que tudo isso é temporário que um dia a vida vai ficar mais tranquila e que terá tempo para se concentrar nas coisas que realmente importa pra você-coisas que enriquecem não só sua vida, mas também a de sua família e a de outros. Mas quando isso vai acontecer? Consegue ver uma brecha na sua programação de hoje?Desta semana?Deste mês?
É improvável que o mundo ao seu redor fique mais tranquilo. Mas você pode conseguir o tempo que precisa.
O primeiro passo é defenir seus valores, ente fazer uma lista de todas as coisas importantes para você, como família, amizades, trabalho, educação, aparência, dinheiro, felicidade, casamento, bondade e saúde física e espiritual. Apartir daí se pergunte:
Quais desses valores são mais importantes para mim?‘
Depois pense em todos os objetivos que gostaria de alcançar. Qual é a diferença entre valores e objetivos?
Os valores são contínuos, já os objetivos podem, em algum ponto, ser alcançados e dados como concluídos.
Que objetivos você podetentar alcançar? Passa mais tempo com a família? Achar um emprego melhor? Melhorar algum traço de sua personalidade? Sair de férias? Ler ou escrever um livro?
Em seguida decida quais desses objetos são os mais importantes para você.
Também pense em atividades que contribuem para alcançar cada objetivo que você escolheu.
Se seus onbjetivos estiverem de acordo com seus valores e você fizer as atividades que contribuem para alcançar esses objetivos, sua vida estará bem direcionada. Será possível identificar e recusar oportunidades que não têm nada a ver com o que realmente vale a pena.
Portanto, por tomar medidas práticas para dedicar mais tempo as coisasimportantes, você terá mais controle sobre como usa o tempo e administra a vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...