sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quando ela ganha mais do que ele


Desde os primórdios, o homem foi a figura responsável pelo sustento da família. Porém, isso começou mudar com a evolução da mulher no mercado de trabalho.
Com a ascensão feminina no campo profissional, o modelo de família mudou e ela passou a contribuir com as despesas da casa; muitas delas até mantêm seu lar.
O problema é que muitos homem ainda têm dificuldade em lidar com a situação, o que pode gerar alguns conflitos na relação. É possível evitá-los, mas é necessária muita cumplicidade entre o casal.
De acordo com os psicólogos ainda vivemos numa sociedade machista, na qual os homens acreditam que, para estar no comando da casa, precisam ter um salário superior ao da mulher.
Talvez a coisa mais importante numa relação seja não encarar o parceiro como concorrente e sim como alguém que está “junto”. Se conseguirem isso, mais da metade dos problemas estará resolvida.
É importante também que a mulher aja de forma prudente, evitando falar determinadas coisas que afetem a autoestima do parceiro. Tais como “eu comprei com o meu dinheiro” ou “você vai à festa porque eu estou pagando”.
A mulher deve se utilizar do afeto para incentivá-lo a crescer e progredir, mas não se desmerecer ou evitar crescer porque ele não está num bom momento da carreira. Devemos lembrar que a vida é dinâmica e que, de uma hora para outra, as coisas podem mudar e os dois devem comemorar as conquistas individuais.
Atualmente, existem muitos casamentos em que a mulher é executiva e o homem cuida das crianças e da casa, qual o problema? Mas caso esteja ruim, ela deve conversar com o parceiro abertamente sobre seus incômodos para que, juntos, achem as melhores soluções.
Dicas:
1- Observe como os pais dele lidam com finanças e trabalho. Conhecer o
ambiente em que ele foi educado lhe dará um norte sobre como ele pensa sobre gestão financeira;
2- Converse sobre aspirações pessoais e profissionais, isso fará com que conheça mais sobre seu parceiro;
3- A melhor forma de evitar constrangimentos ou brigas por questões financeiras é planejar os gastos a dois. Converse sobre o que desejam antes de comprarem algo;
4- Para custear os projetos coletivos, o casal pode ter uma conta conjunta na qual marido e mulher contribuam com o mesmo percentual aplicado sobre o seu rendimento. Assim, o esforço de contribuição de cada um é igual, portanto justo.
5- Pense em parceria, união e não em si mesma. Enquanto cada um pensar como um indivíduo, será um individualista que tem família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...