sexta-feira, 20 de maio de 2011

A curiosidade pode acabar com sua imagem no trabalho

Não pense que regras de etiqueta são válidas apenas na vida social. Um bom profissional é também um executivo, ou uma executiva, discreto(a). Algumas perguntas, é melhor não fazer. Afinal, ser curioso demais pode acabar com a imagem de uma pessoa no trabalho.

Vamos conferir algumas delas:
  1. Quanto custou? - Se alguma colega aparece com uma roupa nova ou anuncia a compra de um carro, por exemplo, o máximo que lhe cabe fazer é um elogio, e se a dona do objeto achar que deve, ela mesma vai cuidar de lhe informar os detalhes. Agora, quanto ele custou já nem pode ser chamado de curiosidade: é falta de tato e de educação mesmo.
  2. Quanto você ganha? - Se você tem direito a uma porcentagem de salário, tudo bem. Caso contrário, não ouse fazer uma pergunta dessas. Para isso existem aquelas listas de profissionais nos jornais que podem ajudá-la a ter uma idéia se os seus ganhos estão na média do mercado.
  3. Quando nasce? - Quilos a mais nem sempre são sinal de gravidez, por isso não vá perguntas de quantos meses está a sua amiga. Nem se aquela sua colega que voltou de férias aproveitou pra fazer uma lipoaspiração. Pense nisso tudo antes de falar algo de forma impensada, e pior ainda, ouvir uma resposta constrangedora.
  4. Por que você saiu? - Morda a língua e espere que a pessoa que está deixando a empresa decida contar - ou não - o motivo de sua saída. Ela pode ter pedido demissão, ela pode ter sido demitida, alguém pode ter-lhe puxado o tapete. Então o melhor é despedir-se da colega e mostrar, sinceramente, a falta que ela fará.

Foi ao ar no dia 20.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...